Foi aprovado o novo modelo de crédito consignado para trabalhadores do setor privado, que agora também contempla motoristas de aplicativo, empregados domésticos, trabalhadores rurais e profissionais contratados por MEIs formalizados.
A medida já está em vigor e tem como objetivo facilitar o acesso ao crédito com juros mais baixos e maior segurança, beneficiando mais de 47 milhões de brasileiros com carteira assinada.
O crédito agora também está disponível para motoristas de transporte por aplicativo. A contratação dependerá de convênio entre a plataforma utilizada pelo trabalhador e a instituição financeira.
Nesse modelo, o valor a receber pelos serviços prestados no aplicativo servirá como garantia para o empréstimo, com desconto direto nos repasses mensais.
Os trabalhadores poderão utilizar como garantia:
Essas garantias tornam o crédito mais seguro para os bancos e ajudam a reduzir as taxas de juros.
As taxas médias do consignado CLT variam entre 2,5% e 2,94% ao mês, bem abaixo das taxas praticadas em empréstimos pessoais não consignados, que giram em torno de 8,1% ao mês.
O trabalhador CLT poderá contratar o crédito consignado:
O governo vai incentivar ações de educação financeira voltadas a trabalhadores CLT. Além disso, após contratar o crédito, o trabalhador poderá acompanhar mensalmente os pagamentos pelo aplicativo.