Qual é a diferença entre crédito pessoal e crédito consignado?

Wednesday
08
de
June
de
2022
Informes

As duas modalidades de crédito possuem diferentes características; entenda qual delas pode atender melhor às suas necessidades

Solicitar crédito ao banco é algo que nem sempre é planejado, mas pode ser a solução frente a uma emergência ou até mesmo para a realização de um sonho. Não à toa, somente entre novembro de 2020 e novembro de 2021, o número de empréstimos noBrasil cresceu 19,7% de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Propague em parceria com a fintech de pagamentos Stone.

Seja uma emergência, seja uma decisão programada, há uma grande dúvida que ainda permeia essa operação bancária: quais as diferenças entre os principais tipos de crédito?

Existem diversas opções de crédito disponíveis — desde os financiamentos, que são muito conhecidos para a compra de bens mais caros, como carros e imóveis, até consórcios e cartões de crédito, que chegaram a movimentar R$ 2,6 trilhões em2021 de acordo com um levantamento realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).

Além das modalidades acima, existem outras duas que são muito populares: o crédito consignado e o crédito pessoal. Tendo em vista que todos podem precisar contratar uma dessas modalidades um dia, entender o que difere as duas operações é importante para tomar a melhor decisão baseado no seu perfil e no objetivo que será dado ao capital contratado.

Pensando nisso, listamos abaixo algumas das principais características dessas suas linhas de crédito.

Crédito consignado

A maior particularidade deste tipo de crédito é que ele é abatido diretamente do contracheque ou holerite do contratante. É muito comum entre funcionários públicos e pensionistas, já que é certo que essas pessoas receberão seus pagamentos, mas também é utilizado por pessoas que trabalham em empresas privadas, basta verificar se o RH da empresa possui convênio de consignado. O consignado também não conta com avalista, que é uma pessoa que se responsabiliza a pagar a dívida caso o contratante do crédito não pague. Por outro lado, ele fica limitado a35% da renda mensal do contratante, não podendo exceder esse limite.

Dentre as vantagens dessa modalidade de crédito estão as taxas de juro mais baixas quando comparada com outras linhas de crédito e os prazos para pagamentos mais longos. De acordo com o Serasa, é comum que os bancos ofereçam prazos de até 120 meses para o pagamento.

Crédito pessoal

O crédito pessoal é um empréstimo concedido por instituições financeiras a pessoas físicas e o seu maior diferencial é a liberdade que proporciona aos contratantes. Isso porque, diferente de outras modalidades de crédito, o cliente que opta pelo crédito pessoal pode utilizar o dinheiro como desejar(para a compra de bens, viagens, investimentos, quitar dívidas dentre outros),sem ter de justificar os gastos.  Além disso, também não é necessário deixar nada como garantia

Desvantagens do crédito pessoal

Como não poderia ser diferente, o empréstimo pessoal também tem as suas desvantagens. Conhecê-las é primordial para qualquer decisão de contratação. Veja, a seguir, os pontos negativos desse tipo de empréstimo!

Juros elevados

A principal desvantagem do empréstimo pessoal, sem dúvida, está nas altas taxas de juros praticadas. Comparado a outras modalidades, o empréstimo pessoal pode apresentar custos consideravelmente mais altos, fazendo dele uma opção que merece ser mais bem estudada.

Na prática, o fato que faz com que as taxas de juros sejam mais altas nesse tipo de empréstimo é a ausência de garantias. Ou seja, ao contratar o serviço, o cliente não entrega nenhum bem em garantia — como um carro ou um imóvel. Por essa razão, os riscos acabam sendo maiores para as financeiras, que os compensam com juros mais elevados.

CLIQUE AQUI
Solicite um orçamento através dos
nosso canais de atendimento.

Talvez você goste também

CONHEÇA NOSSO TRABALHO

Veja o que nossos clientes tem a dizer.
Solicite um
orçamento!